o calvinismo
As ideias dos reformistas foram divulgadas rapidamente com a utilização da prensa móvel desenvolvida por Johannes Gutenberg, em 1439. A rapidez e o barateamento das publicações impressas possibilitaram a ampliação do alcance das ideias de Lutero e de outros reformadores.
João Calvino foi um dos que aderiram às ideias protestantes. Assim como Lutero, Calvino reduziu os sacramentos, determinou o fim do culto aos santos e às imagens e pregou a livre interpretação da Biblia. Uma das ideias centrais da doutrina calvinista é a da predestinação. Conforme essa ideia, a salvação é concedida por Deus apenas a alguns escolhidos, os chamados eleitos.
João Calvino, pintura de Hans Holbein, o Jovem, século XVI.
De acordo com o calvinismo, somente Deus sabe quem são os eleitos, mas alguns sinais podem identificá-los, como a prosperidade econômica, a perseverança na fé e a opção por uma vida disciplinada, rígida. Por não condenar o lucro e o enriquecimento, as ideias de Calvino foram bem recebidas pela burguesia.
Enquanto o luteranismo ficou restrito a certas regiões do norte da Europa, os seguidores de Calvino se espalharam para outros lugares, como a Escócia, onde eram chamados de presbiterianos, a Inglaterra, onde eram conhecidos como puritanos, os Países Baixos e a França, onde eram denominados huguenotes.
Agora é com você!
Responda no caderno.
- Identifique três práticas do alto clero católico que motivaram os movimentos reformistas.
- De que modo o luteranismo transformou o Sacro Império Romano-Germânico?
- Enumere três ideias da doutrina calvinista e explique por que ela agradava a burguesia.
55