O conceito de "equilibração" na teoria de Piaget refere-se ao processo pelo qual as crianças ajustam seus esquemas mentais para resolver conflitos entre novas informações e o conhecimento existente. A equilibração é um mecanismo pelo qual as crianças buscam um equilíbrio entre assimilação (incorporação de novas informações em esquemas existentes) e acomodação (modificação dos esquemas para incorporar novas informações). Como o processo de equilibração em Piaget contribui para a transição de uma criança de um estágio cognitivo para outro, e qual é a implicação educativa desse conceito para a prática pedagógica?
Questão 8Escolha uma opção:
a.
A equilibração é um processo que só ocorre na infância tardia e não tem implicações significativas para a prática pedagógica nos primeiros anos.
b.
A equilibração é irrelevante para a transição entre estágios, e a prática pedagógica deve se concentrar apenas na repetição de informações para consolidar o conhecimento.
c.
A equilibração é um processo de aprendizagem passivo que não influencia a mudança entre estágios, e a prática pedagógica deve se concentrar apenas em instrução direta.
d.
A equilibração é um processo que ocorre somente durante o estágio sensório-motor, e sua implicação educativa é garantir que as crianças recebam materiais manipulativos adequados.
e.
A equilibração facilita a adaptação dos esquemas mentais através da assimilação e acomodação, permitindo que a criança avance para estágios cognitivos mais complexos, implicando que a prática pedagógica deve envolver desafios que provoquem o ajuste dos esquemas.