O coração é um músculo considerado como órgão, visto que suas funções são essenciais para a manutenção da vida. Assim, o coração possui camadas de tecidos musculares estriados, sendo suas células específicas para o funcionamento do mesmo, isto é, diferenciando-o dos outros tipos de tecidos musculares. O tecido cardíaco possui, assim, um grande emaranhado de feixes e fibras de maneira a formar uma bomba que recebe e ejeta sangue a todo momento. É importante salientar que seu funcionamento depende de despolarização, isto é, corrente elétrica natural, enviada pelo marca-passo natural.
A respeito do assunto, veja o caso a seguir.
Matheus está no laboratório estudando os tecidos cardíacos e observou que há três camadas de tecidos que podem ser distintas em uma peça marcada com alfinetes. Assim, Matheus, estudando para a prova, buscou focar na diferenciação desses tecidos, assim como na associação com a localidade de cada um deles.
Sobre as associações que podem ser feitas por Matheus, avalie as afirmações a seguir.
I. Matheus pode diferenciar o epicárdio do miocárdio pelo tipo de tecido, sendo que o primeiro consiste em uma membrana envoltória, já o segundo consiste em tecido com miócitos e núcleos centrais.
II. Matheus pode associar o endocárdio com a camada de tecido epitelial escamoso, encontrado na região interna do miocárdio.
III. Matheus pode associar o epicárdio à presença de duas membranas, a interna, fibrosa, e a externa, serosa.
É correto o que se afirma em
A)
II, apenas.
B)
I e III, apenas.
C)
I e II, apenas.
D)
I, II e III.
E)
III, apenas.