O Enigma de Kaspar Hauser é um filme alemão ocidental de 1974, um dos mais celebrados do diretor Werner Herzog. O trabalho narra a história de Kaspar Hauser, uma criança abandonada envolta em mistério, encontrada na Alemanha Ocidental do século XIX, com alegadas ligações à família real de Baden. O filme retrata o caso de um adolescente encarcerado na Alemanha do século XIX até a idade de 16 anos, quando teve seu primeiro contato verbal e social. Somente depois disso, pôde ser observado algum desenvolvimento de Kaspar Hauser na linguagem e na socialização com outros indivíduos. Devido à aquisição tardia de uma língua materna, fora do período crítico da infância, Kasper Hauser nunca desenvolveu a competência linguística de um falante nativo, principalmente no que concerne à sintaxe. Além disso, outras habilidades sociais foram seriamente prejudicadas, ainda que ele fosse capaz de aprendizagem de disciplinas.
Fonte: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em . Acesso em: 20 mar. 2023. (Adap.)
A situação retratada nesse filme de Werner Herzog (1974) retrata um dos mais importantes aspectos da condição humana. Qual das alternativas expressa de maneira mais completa essa condição?
b) A linguagem é uma habilidade comum a todos os seres vivos, sendo que nos humanos ela atinge níveis superiores em função da invenção da escrita.
c) A linguagem é uma habilidade exclusiva e inata da espécie humana que demonstra a complexa capacidade de seu pensamento, cultura e vida social.
d) A linguagem é uma habilidade que só é possível em função da complexa capacidade de pensamento humano, mas para ser plenamente desenvolvida depende de estímulos do meio e das interações socioculturais, principalmente na fase adulta.
e) A linguagem é uma habilidade que só é possível em função da complexa capacidade de pensamento humano e que se desenvolve independentemente de estímulos do meio ou das interações socioculturais.
a) A linguagem é uma habilidade que só é possível em função da complexa capacidade de pensamento humano, mas para ser plenamente desenvolvida depende de estímulos do meio e das interações sócio-culturais desde a primeiríssima infância.