O Gás de síntese é um gás composto basicamente de monóxido de carbono e hidrogênio e dentre as diversas fontes, aparece como principal produto da gaseificação da biomassa. É possível gerar, por exemplo, gás de síntese de resíduos orgânicos como o lixo, o que poderia ser uma solução aos aterros e lixões dos municípios. E por que o gás de síntese é importante? Porque através dele podemos obter uma infinidade de produtos como hidrocarbonetos, álcoois como o etanol, amônia, gás natural sintético, gasolina, plásticos, além da possibilidade da geração de eletricidade. Uma das rotas para a conversão da biomassa em gás de síntese é a termoquímica. Para a obtenção dos produtos é necessárias outras conversões dependendo do produto desejado, como a fermentação, síntese catalítica ou microbiológica. Com base em seus conhecimentos em gaseificação, associe as colunas abaixo que representa as etapas simplificadas do processo.
COLUNA 1: Etapas da unidade
(1) Pré-tratamento da biomassa
(2) Gasificador
(3) Limpeza do gás
(4) Reator de síntese
COLUNA 2: Função da unidade
( ) Seleção e remoção de umidade da matéria prima.
( ) Pode acontecer de duas maneiras: úmida a baixa temperatura ou seca a alta temperatura e tem como função ajustar o teor de compostos sulfurosos, clorados, nitrogenados, material particulado, alcatrão dentre outros.
( ) Local onde o material sofrerá a oxidação parcial a temperaturas elevadas (800°C - 1100°C)
( ) Local onde são adicionados catalisadores que ajudarão na conversão do gás de síntese em outros produtos (metanol, gasolina, amônia...)