O item 9.3.1 da norma ISO 9001 traz que “A Alta Direção deve analisar criticamente o sistema de gestão da qualidade da organização, a intervalos planejados, para assegurar sua contínua adequação, suficiência, eficácia e alinhamento com o direcionamento estratégico da organização”. Isso exige que sejam conhecidas as entradas de análise crítica pela direção (item 9.3.2) e, também, as saídas de análise crítica pela direção (item 9.3.3) e que sejam realizadas reuniões de análise crítica com as partes interessadas. A partir dessa análise crítica, ações e decisões devem ser tomadas para garantir a melhoria contínua da qualidade.
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR ISO 9001. Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos. 3. ed. Rio de Janeiro, 2015 (Adaptado).
Considerando o item 9.3.3 (saídas de análise crítica pela direção) da norma citada, em relação às saídas de análise crítica pela direção, é correto afirmar que:
A As saídas de análise crítica são realizadas de forma optativa pelas organizações certificadas pela ISO 9001.
B As ações corretivas solicitadas pelo mercado e suficiência dos recursos para melhoria contínua da qualidade.
C As saídas da análise crítica serão planejadas em intervalos regulares e interferem diretamente nos resultados as auditorias já realizadas.
D São consideradas saídas das análises críticas as oportunidades de melhorias apontadas pelos clientes e demais partes interessadas.
E As decisões tomadas por meio da análise crítica podem ser tanto de resolução de problemas como investimento em melhoria de processo.