O joelho é uma articulação complexa, com três ossos, possui dois graus de liberdade e 3 superfícies que se articulam. Apresentam uma cápsula articular, mas nem todos os ligamentos se encontram dentro da cápsula. De modo funcional, o joelho suporta o peso corporal na posição ereta sem contração muscular, mantendo o indivíduo de pé.
Sobre o joelho é correto afirmar:
A patela, um osso curto, se encontra envolvido pelo tendão do quadríceps, lembra um triângulo invertido, com o ápice no polo inferior e uma base arredondada proximal.
A patela é melhor palpada com o indivíduo em decúbito ventral, com os joelhos estendidos, e relaxados. O ligamento patelar pode ser encontrado da tuberosidade da tíbia ao ápice da patela.
A fossa intercondilar separa os dois côndilos no aspecto mais inferior e posterior da tíbia. É através dessa fossa que os ligamentos transversos cruzam.
A inserção dos ligamentos colaterais nos côndilos femorais são provenientes de um espessamento da capsula articular medial, e se insere na tíbia em dois pontos. Eles contribuem para conter os movimentos de valgo e varo no joelho.
Os três ossos que compreendem o joelho incluem o fêmur, a tíbia e a fíbula, onde ocorre o movimento de flexão e extensão, ocorrendo um rolamento do