O Ministério da Saúde, por meio da regulamentação da Portaria nº 529, de 01 de abril de 2013, instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), cujo objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade do cuidado em saúde, em todos os estabelecimentos prestadores de serviços de saúde no território nacional.
Sobre o Programa Nacional de Segurança do Paciente:
Selecione uma alternativa:
a) De acordo com o PNSP, a notificação de eventos adversos em território nacional é realizada pelos Núcleos de Segurança do Paciente, exclusivamente. Não há participação de outros profissionais, pois eles podem influenciar negativamente o processo.
b) De acordo com o PNSP, o evento adverso é caracterizado como um incidente promotor de dano permanente ao paciente. Exclusivamente uma lesão debilitante na qual não tenha como reverter os danos temporários, apenas incidente.
c) De acordo com o PNSP, os objetivos promovem e incentivam a implementação de ações voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organizando a gestão de riscos nas instituições de saúde.
d) De acordo com o PNSP, a notificação dos eventos adversos pelos Núcleos de Segurança do Paciente não é obrigatória. É um processo que não deve ser estimulado, pois causa muita tensão entre as equipes e devemos evitar conflitos. Indicado não notificar.
e) O Programa Nacional de Segurança do Paciente recomenda o aprimoramento de enfermeiros gestores sobre a segurança do paciente. Os enfermeiros são os profissionais que estão em contato direto com os pacientes, portanto devem receber aprimoramento, os outros são ensinados pelos enfermeiros.