O mundo no seu conjunto evolui tão rapidamente que os professores, como aliás, todos os membros das outras profissões, devem começar a admitir que sua formação inicial não lhes basta para o resto da vida: precisam se atualizar e aperfeiçoar os seus conhecimentos e técnicas ao longo de toda a vida. O equilíbrio entre competência na disciplina ensinada e a competência pedagógica deve ser cuidadosamente respeitado. (DELORS, J. e al. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, Brasília: MEC/UNESCO, 2004, p. 162).
A percepção dos docentes sobre sua formação e sobre as novas exigências educacionais traz à tona a necessidade da formação continuada, que deve ser uma constante na vida do profissional da educação. Sobre a formação continuada do professor, julgue os itens a seguir.
I. A necessidade de o professor se especializar emerge da sua prática, quando o docente se vê diante de um novo desafio ou de uma nova situação.
II. Está ligada às exigências de novos contextos educativos, uma vez que a formação pode perder o sentido se estiver dissociada da realidade escolar.
III. Diz respeito aos cursos de extensão e aos de especialização realizados após a formação no curso de graduação.
IV. Permite ao docente entrar em contato com novas ideias e se abrir ao ainda não pensado, tornando sua prática cada vez mais significativa para si e para os estudantes.
É correto o que se afirma em
A)
II, III e IV, apenas.
B)
I, III e IV, apenas.
C)
I, II e III, apenas.
D)
I, II e IV, apenas.
E)
I, II, III e IV.