“O NASF, atualmente designado como Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, atua na retaguarda e apoio à Estratégia Saúde da Família, mediante necessidades e representações do processo saúde-doença dos indivíduos e famílias usuárias do SUS, e como articuladores e reguladores do acesso à Rede de Atenção à Saúde, com organização, especialmente, no encaminhamento à média complexidade. Tal apoio é também voltado a ações intersetoriais, com foco na prevenção de doenças e promoção da saúde. As concepções do NASF coadunam com a proposta das Redes de Atenção à Saúde pela cooperatividade sem hierarquia entre os pontos de atenção à saúde, numa inter-relação entre os níveis de assistência e os setores envolvidos com a saúde e a doença.”(Vendruscolo, 2019, p. 4)
Fonte: VENDRUSCOLO, C. et al. Núcleo ampliado de saúde da família: espaço de interseção entre atenção primária e secundária. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 28, p. e20170560, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/hRmwHb8H73bBh9N6ybTr7qs/?lang=pt. Acesso em: 19 abr. 2024.
Com base no exposto, sobre as competências das equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária, analise as afirmativas a seguir:
I. Participar ativamente do planejamento conjunto com as equipes vinculadas à Atenção Básica.
II. Ampliar o cuidado aos beneficiários do SUS, melhorando práticas clínicas e fortalecendo habilidades de avaliação e ação em questões de saúde.
III. Promover saúde e prevenir doenças por meio de análises de casos, consultas individuais e em grupo, educação contínua, intervenções comunitárias e colaboração interdisciplinar.
IV. Encaminhar para apoio matricial nas unidades de saúde específicas de acordo com a rede de atenção à qual o usuário está relacionado, de acordo com seu problema de saúde.
É correto o que se afirma em:
A.
II e III, apenas.
B.
I e IV, apenas.
C.
III e IV, apenas.
D.
I, II e III, apenas.
E.
II, III e IV, apenas.