O PIB pode ser calculado de três formas diferentes: pela ótica da oferta, pela ótica da demanda e pela ótica do rendimento. O PIB não deve variar de acordo com o método de cálculo utilizado. Os três diferentes métodos de cálculo do PIB devem sempre apresentar o mesmo resultado. Desde 1990, o cálculo e a divulgação do PIB brasileiro são realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – órgão federal subordinado ao Ministério do Planejamento.
Disponível em https://ibge.gov.br/indicadores. Acesso em: 13 ago. 2019.
Tendo por base essas três óticas de mensuração do PIB, assinale a alternativa correta.
A - Na ótica do rendimento, o valor do PIB é calculado a partir das despesas efetuadas pelos diversos agentes econômicos em bens e serviços para utilização final e corresponderá à despesa interna.
B - Na ótica da oferta, o PIB pode ser medido levando-se em consideração as despesas efetuadas pelos diversos agentes econômicos em bens e serviços para utilização final.
C - Na ótica da oferta, o valor do PIB é calculado a partir dos rendimentos dos fatores produtivos.
D - Na ótica das despesas, o valor do PIB é avaliado a partir das despesas efetuadas pelos diversos agentes econômicos em bens e serviços para utilização final e corresponderá à soma das despesas das famílias, do Estado e das empresas.
E - Na ótica do rendimento, o valor do PIB é calculado a partir dos valores gerados em cada unidade produtiva e corresponde à soma dos rendimentos distribuídos pelas empresas ou seja, pela soma dos rendimentos do fator trabalho com os rendimentos de outros fatores produtivos.