O Plano de Metas consistia em um conjunto de trinta objetivos (metas) específicos, que contemplava investimentos em cinco áreas principais: energia, transporte, indústrias de base, alimentação e educação. A maior parcela dos recursos foi direcionada para os setores de energia e transporte (71,3% dos investimentos), seguidos das indústrias de base (22,3%) e das áreas de educação e alimentação (6,4%)” (p. 286)
BAUMANN, Renato; GONÇALVES, Samo S. Manual do candidato: economia. Brasília: FUNAG, 2016.
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:
O Plano de Metas é o plano econômico aplicado pelo segundo governo de Getúlio Vargas, a partir de sua eleição como presidente em 1951, em um momento internacional bastante conturbado devido à Guerra Fria.
O período do Plano de Metas significou um grande salto no projeto industrial brasileiro, através do estabelecimento de indústrias de produtos duráveis, como eletrodomésticos, automóveis, etc., cujo símbolo maior foi a construção de Brasília como a nova capital do país.
O Plano de Metas caracterizou-se pela grande autonomia com relação aos capitais externos, privilegiando a burguesia industrial nacional em comparação a estrangeira, que apenas atuou no setor automobilístico.
É correto o que se afirma em: