O Poema "Jorge Luís Borges e a cegueira" fora escrito por Borges (1899-1986), e fala sobre sua experiência de ficar cego na fase adulta de sua vida de escritor. Leia o poema a seguir:
"O mundo dos cegos não é a noite que as pessoas assumem. Em qualquer caso, eu estou falando em meu nome e em nome do meu pai e minha avó, que morreram cegos; cegos, sorrindentes e corajosos, como também espero morrer. Muitas coisas (cegueira, por exemplo) são herdadas, mas o valor não é herdado. Eu sei que vocês foram corajosos"
Sobre o poema e o que você aprendeu a respeito de deficiência visual é correto afirmar que: Assinale a alternativa correta.
A. ◯
Por desenvolver a cegueira na fase adulta da vida, Borges não apresentou memória visual, ou seja, as imagens, já não estão presentes.
B.
Borges foi escritor de contos e poemas que ficou cego quando adulto. Ele se refere a cegueira, contudo a deficiência visual que ele possuia estava relacionada a baixa visão.
C.
Borges fala sobre a cegueira que herdou de seu pai e avó. Então ele lamenta e deixa claro que preferia ter nascido cego do que ter a visão e perder.
A deficiência visual é sempre congênita, no caso do poema apresentado por Borges, sugere que a causa da cegueira herança genética de pai e mãe.
E.
A cegueira, o qual Borges se refere, é entendida como ausência total de visão até a perda da capacidade de indicar projeção de luz.