O processo de torneamento mecânico de usinagem atua por meio de ferramentas monocomponentes na superfície da peça que tem movimentos rotacionais. A peça gira em torno do seu próprio centro que forma um eixo principal de rotação, enquanto a ferramenta tem movimentos de translação simultaneamente, permitindo a execução do torneamento. Isso torna a peça simétrica em relação ao eixo de rotação, em que a ferramenta de corte atua com movimentos retilíneos ou curvilíneos. O processo, em geral, se aplica à indústria de autopeças ou automobilística, nos quais se exigem grandes volumes de produção.
BARRIOS, Daniel Benítez; PIVETTA, Luís Antonio; YOSHIKAWA, Nelson Kodi. Mecânica: Métodos e Processos Industriais. São Paulo: Fundção Padre Anchieta, 2011.
Nesse sentido, sobre as operações de torneamento, julgue os itens a seguir.
I. O comprimento entre pontas é definido pela distância do centro da ponta (ou centro do eixo árvore) à face superior do carro transversal.
II. Nos tornos CNC, o sincronoismo de movimentação dos eixos permite realizar torneamentos cônicos sem a necessidade de inclinação da ferramenta, executando-os por meio de uma programação na inclinação desejadas.
III. As ferramentas de tomar devem estar na altura do centro do eixo principal.
É correto o que se afirma em
A) I e III, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I e III.
D) I, apenas.
E) II, apenas.