O progresso do conhecimento científico está intrinsecamente ligado à satisfação das necessidades básicas da vida; apenas aqueles que não sofrem com a fome são capazes de produzir ciência. Embora o sistema de escravidão seja eticamente indefensável, o ócio permitido a certos indivíduos foi um fator que possibilitou o surgimento da ciência na antiguidade.
Considerando o dado fragmento de texto sobre a evolução da ciência e tecnologia da Idade Média à Idade Moderna, analise as afirmativas a seguir:
I. Na Idade Média, o conhecimento teórico era valorizado e as atividades práticas desvalorizadas, refletindo a estrutura hierárquica da sociedade feudal.
II. Durante a Idade Média, a experimentação e a documentação matemática de descobertas eram práticas comuns na ciência europeia.
III. A Idade Moderna é marcada pelo surgimento da burguesia, em que o trabalho e o conhecimento prático passaram a ser valorizados.
IV. A partir da Idade Moderna, a ciência passou a ter um papel ativo, visando não apenas à compreensão, mas também à transformação e o domínio do mundo em benefício do progresso.
É correto o que se afirma em:
A. ( ) I e III, apenas.
B. ( ) I, III e IV, apenas.
C. ( ) II e IV, apenas.
D. ( ) II, III e IV, apenas.