O que é o Círculo de Fogo do Pacífico e qual a relação dele com os terremotos que atingiram países da América Latina
Neste sábado (18), Argentina, Chile, Equador, México e Peru registraram terremotos que deixaram ao menos 15 mortos. Os tremores mais fortes foram observados nas regiões costeiras de Peru (magnitude 7,0) e Equador (magnitude 6,8).
Por g1
19/03/2023 10h32 - Atualizado há um ano
Pelo menos cinco países da América Latina registraram terremotos no sábado: Argentina, Chile, Equador, México e Peru. Todos têm regiões do chamado Círculo de Fogo do Pacífico. Alguns destaques sobre o Círculo de Fogo: o Círculo de Fogo do Pacífico é uma grande área de 40 mil quilômetros em forma de ferradura que circunda o oceano Pacífico, a região é marcada pela presença de vulcões e terremotos e, ao longo do círculo, há pelo menos 450 vulcões ativos e alta incidência de terremotos (9 em cada 10 tremores registrados no mundo ocorrem dentro dele). No caso do Brasil, sua posição geográfica está no centro da Placa Sul-Americana, longe das bordas tectônicas onde ocorrem essas atividades intensas. Por isso, o país não apresenta vulcões ativos. Os vulcões que existiram no território brasileiro estão extintos há milhões de anos.
O Brasil possuía áreas de ocorrência vulcânica em regiões que hoje correspondem aos estados de Minas Gerais, São Paulo e Amazonas. Porém, essas áreas são muito antigas e estão inativas há milhões de anos. Qual é o nome dado a um vulcão que não apresenta mais atividade?