O QUE É VENTO? DOIS DIFERENTES GÊNEROS DE TEXTOS EXPLICAM ESSE FENÔMENO
TEXTO 2
Vento
O vento é o movimento do ar perto da superfície da Terra. Ele pode ser uma leve brisa ou um forte vendaval. Os ventos mais fortes acontecem durante tempestades chamadas tornados, ciclones ou furacões.
O vento é causado por mudanças de temperatura no ar, que é ar na água. Quando o ar passa sobre uma superfície quente, ele aquece e sobe. Isso deixa espaço para o ar mais frio ocupar seu lugar. Os ventos são chamados de acordo com a direção de onde sopram. Por exemplo, os ventos que sopram do oeste.
Os ventos também atuam no clima. Eles trazem chuva, neve e podem provocar mudanças no tempo, como monções provocam muitas chuvas durante o verão. Isso acontece porque o ar fresco e úmido se move do oceano para a terra.
Os grandes movimentos de ar redor da Terra são chamados de ventos planetários. Esses ventos são relacionados com os dois grandes cinturões de vento que existem ao longo do equador. Eles somam-se às correntes de ar que circulam nas regiões dos oceanos. Povos primitivos navegantes dependiam dos ventos planetários para viajar pelos oceanos.
Além disso, máquinas que usam o vento para mover turbinas que geram energia elétrica.
O vento é o movimento do ar perto da superfície da Terra.
TEXTO 3
O vento
O vento é um invertebrado leitor de tabuletas. É como aquela sua pressão, é exatamente o contrário do leitor apressado: não salta uma só ideia, não perde nenhuma palavra, e lê passa – que o destino é passar – mas não se esquece, o vão todos, principalmente as verdades, das verdades que não sabe.
Sabes? Porque é que o vento, por exemplo, procura captar, levar (onde)? Que este mundo pode ser não pressa, é tudo bem!
QUINTANA, Mario. Caderno N. São Paulo: Globo, p. 147-148, 1995.