O que são competências socioemocionais? Competências socioemocionais são capacidades relacionadas ao modo de pensar, sentir e de se relacionar consigo mesmo e com os outros a partir de conhecimento, atitudes e habilidades que possibilitam: 1) Entender e gerenciar emoções; 2) Estabelecer e alcançar objetivos positivos; 3) Sentir e mostrar empatia pelos outros; 4) Estabelecer e manter relacionamentos positivos; 5) Fazer escolhas e tomar decisões responsivas.
Essas características se relacionam com o desenvolvimento integral de um cidadão preparado para agir de forma ética e responsável em todos os âmbitos da vida.
Escola: espaço ideal para o desenvolvimento de competências socioemocionais A escola é um espaço, por excelência, para compartilhamento de experiências de estimulação e aprendizado. Muitas vezes é o único local onde alguns estudantes terão oportunidade de receber estímulos adequados ao desenvolvimento dessas habilidades.
O ensino das competências socioemocionais é mais eficaz quando acontece em ambientes seguros, caracterizados por relacionamentos positivos e afetuosos, como podem ser os que ocorrem entre estudantes e seus professores.
Um dos cinco núcleos de competências socioemocionais: as habilidades de relacionamento Habilidades de relacionamento envolvem a capacidade para estabelecer e manter relacionamentos saudáveis, de apoio e cooperação em ambientes diversos. Isso inclui a capacidade de se comunicar de forma objetiva, ouvir com empatia, cooperar com os demais, trabalhar colaborativamente, buscar e oferecer ajuda, solucionar conflitos de forma construtiva e respeitosa, além de adaptar-se a ambientes com diferentes demandas e oportunidades sociais e culturais.
ENUNCIADO Imagine que, em busca de soluções para episódios de conflitos entre estudantes e também entre outros membros da comunidade escolar (que inclui as famílias dos estudantes, os professores, os funcionários e os diretores), sua escola decidiu lançar um projeto socioemocional chamado "Cuidar de si e do outro". O projeto objetiva tornar o ambiente escolar mais acolhedor e cooperativo por meio do desenvolvimento de habilidades de relacionamento entre todos os membros da comunidade.