"O racismo avoluma e desfigura o rosto da cultura que o pratica. A literatura, as artes plásticas, as canções para costureirinhas, os provérbios, os hábitos, os patterns, quer se proponham a fazer-Ihe o processo ou banalizá-lo, restituem o racismo. O mesmo é dizer que um grupo social, um pais, uma civilização, năo podem ser racistas inconscientemente. [...] O racismo não é uma descoberta acidental. Não é um elemento oculto. Não se exigem esforços sobre-humanos para o pôr em evidência. O racismo entra pelos olhos adentro precisamente porque se insere num conjunto caracterizado: o da exploração desavergonhada de um grupo de homens sobre outro que chegou a um estágio de desenvolvimento técnico superior. É por isso que, na maioria das vezes, a opressão militar e econômica precede, possibilita e legitima o racismo".
FANON, Frantz. Racismo e cultura. Brasil: Terra sem Amos, 2022. p. 18-19.
Considerando a descrição apresentada pelo autor sobre a relação entre cultura e racismo, é correto afirmar:
(A)
As sociedades contemporâneas não devem se preocupar em combater o racismo, pois já se produz literatura, artes plásticas, canções e demais manifestações culturais que deslegitimam qualquer forma discriminatória que tenha por base as noções de raça.
(B)
Embora o racismo possua componentes culturais que estão dispostos em diferentes práticas sociais e na circulação de ideias, ele não pode ser considerado um racismo estrutural, pois manifestações literárias, musicais e artisticas não dizem respeito à estrutura social, mas à cultura de uma dada sociedade.
(C) O racismo não deve ser compreendido como um fenômeno social isolado que resulta unicamente da relação discriminatória entre diferentes etnias, mas como um componente estrutural que reforça a distinção entre diferentes grupos étnicos que se reproduz cultural e ideologicamente.
(D)
O racismo flagrante nas sociedades contemporâneas independe de formas de dominação estrutural ou distinção social, mas se apresenta como resultado da opressão militar e econômica de uma sociedade organizada a partir das noções de embranquecimento.
(E)
O ocultamento do racismo é presente nas sociedades com grande desigualdăde social, sobretudo em virtude da cultura que encobre as relações de dominação e impede que se combata as relações estruturais de discriminação e opressão social.
Reponder
Gabarito Comentado (0)
Q)
Comentários (3)
Aulas (3)
L.11 Estatisticas
Cadernos
Criar anotações
Notificar Erro
29∘C
Pare ensolarado
Pesquisar