O REMETENTE envia uma MENSAGEM ao DESTINATÁRIO. Para ser eficaz, a mensagem requer um CONTEXTO a que se refere (ou “referente”, em outra nomenclatura algo ambígua), apreensível pelo destinatário, e que seja verbal ou suscetível de verbalização; um CÓDIGO, total ou parcialmente comum ao remetente e ao destinatário (ou, em outras palavras, ao codificador e ao decodificador da mensagem); e, finalmente, um CONTATO, um canal físico e uma conexão psicológica entre o remetente e o destinatário, que os capacite a ambos a entrarem e permanecerem em comunicação. Todos estes fatores inalienavelmente envolvidos na comunicação verbal podem ser esquematizados como segue.
JAKOBSON, Roman. Linguística e Poética. In: ____. Linguística e comunicação. Tradução de Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1987. p. 123.
Acerca dos elementos que compõem o processo de comunicação, analise as afirmações a seguir.
I. Pode ser considerada mensagem o objeto empregado na comunicação, representando o conteúdo e as informações transmitidas pelo emissor.
II. O código pode ser compreendido como o grupo de signos, verbais ou não, utilizado em determinado contexto comunicativo.
III. O canal de comunicação corresponde ao meio - a exemplo, telefone, jornal, internet, televisão - no qual a mensagem é veiculada.