O rendimento de um motor trifásico de indução está diretamente relacionado a sua potência, porém nem toda energia que lhe é fornecida é de fato transferida em forma de trabalho pelo eixo devido as perdas que ocorrem no interior do equipamento. Sobre as grandezas envolvidas no processo de conversão da potência elétrica em potência mecânica e os gráficos a seguir, avalie as afirmações.
Disponível em: material de aula. Acesso em: 30/09/2023.
I. O gráfico (a) demonstra a potência p(t) de uma carga em que a tensão v(t) e a corrente i(t) estão defasadas (em determinado instante de tempo a tensão v(t) é positiva, enquanto a corrente i(t) é negativa). Portanto, nesta condição, haverá um atraso caracterizado pelo ângulo de fase f, resultando numa parte do produto entre v(t) e i(t) negativo representado pela área da curva de potência p(t) na região inferior do gráfico.
II. O gráfico (b) demonstra a potência instantânea p(t) de em fase (ambas são positivas ou negativas no mesmo intervalo de tempo durante todo o período). Portanto, nesta condição, toda a área sob a curva de potência p(t) fica na região superior e positiva do gráfico já que o produto entre v(t) e i(t) será sempre positivo.
III. A potência média representa a potência ativa e pode ser calculada pela integral da potência instantânea p(t) ao longo de um ciclo completo da onda senoidal.
IV. A parte negativa da potência instantânea identificada em (b) é chamada de potência reativa e é definida pelo valor de pico da potência reativa instantânea.
É correto o que se afirma em:
A I, apenas.
B II e III, apenas.
C I e III, apenas.
D III e IV, apenas.
E I, III e IV, apenas.