O ROMANTISMO NO BRASIL
- As obras da terceira geração romântica receberam grande influência da literatura francesa, por causa de suas ideias libertárias; além disso, elas foram marcadas pela denúncia social. Desse modo, os escritores dessa última fase do período adaptaram para a colônia o mesmo tipo de crítica que já observavam na escrita de autores europeus.
a) Localize no texto versos que revelem essas características.
b) Para você, o que se espera com a denúncia feita na poesia de Castro Alves?
REPERTÓRIO
A poesia romântica brasileira
As três fases ou gerações da poesia romântica brasileira:
Primeira geração - Indianista: exaltação do indígena, acatado na posição de herói, valorização da fauna e da flora brasileiras, aproximação com o popular.
Segunda geração - Ultrarromântica: melancolia, traço e desejo de evasão para outro mundo, de sonho ou até mesmo a morte, pela impossibilidade de se realizar ainda no sentimento amoroso.
Terceira geração - Condoreira: apresenta postura combativa em relação à escravidão, defesa de ideias provenientes da Revolução Francesa (liberdade, igualdade e fraternidade), estilo hiperbólico e grandiloquente.
A CONSTRUÇÃO DO POEMA
9. Na parte III, o olhar de eu poético se volta para um lugar diferente do que era apresentado, identifique esse momento e a conjunção que marca essa mudança, classificando-a.
-
No poema, há uso frequente de figuras de linguagem para criar diferentes efeitos de sentido.
a) Relacione as partes I e IV, indique figuras de linguagem presentes nelas e explique quais são seus efeitos de sentido.
b) A repetição de consoantes, também conhecida como aliteração, é um recurso expressivo que pode ser sonoro dentro do texto e, com isso, reforçar um sentido. Relacione a parte VI, identifique um exemplo da utilização desse recurso e indique qual o sentido reforçado.
-
Essa fase da poesia também foi marcada pela emotividade nos discursos, construída, por exemplo, pelo uso de interjeições. Localize no texto uma ocorrência de interjeição e diga que sentimento ela expressa.