O sistema de escrita alfabética (SEA) é considerado um sistema notacional. Essa caracterização é crucial porque o SEA é composto por um conjunto de símbolos, como letras, que possuem propriedades específicas para representar elementos da realidade. Ao considerá-lo um sistema notacional, reconhecemos que as letras têm funções específicas e obedecem a regras fixas na representação da linguagem escrita. Isso ressalta a complexidade e a importância do SEA no processo de alfabetização e letramento.
Considerando o SEA, analise as alternativas:
I. Uma letra pode se repetir dentro da mesma palavra e em diferentes palavras, enquanto diferentes palavras compartilham as mesmas letras.
II. As letras representam segmentos sonoros menores do que as sílabas orais que pronunciamos.
III. A ordem das letras dentro das palavras pode ser alteradas sem nenhum problema.
IV. As letras possuem valores sonoros fixos, embora muitas delas possam ter mais de um valor sonoro, e alguns sons podem ser representados por mais de uma letra.
V. As sílabas podem variar em termos de combinações entre consoantes e vogais (CV, CCV, CVC, V, VC, VCC, CCVCC...), mas a estrutura predominantemente no português é a sílaba CV (consoante-vogal), e todas as sílabas do português contêm pelo menos uma vogal.
É correto o que se afirma em: