O SQL é uma linguagem de programação específica dos sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBDs). O SQL sempre estará operando de forma agregada com a linguagem de programação de paradigmas diversos, como as linguagens Python, C++ ou PHP, por exemplo. Assim a linguagem SQL é uma linguagem global para a conversação com SGBDs, de forma que as aplicações são implementadas com interfaces de apoio por meio das linguagens de programação e codificação do CRUD (create-read-update-delete) para a manipulação dos dados é implementada com complementos SQL.
A linguagem SQL é como as outras linguagens de programação que sofrem alterações no transcurso do ciclo de vida do software, sendo que necessita de uma compreensão teórica e prática contínua para confirmar uma habilidade ao longo do tempo.
As aplicações que usam o banco de dados não só funcionam como armazenadoras de dados mas também como um subnível da aplicação, onde são utilizados para manipulação dos dados, além da integridade e validação dos dados.
Os bancos de dados quando utilizam queries (consultas SQL) mal definidas, sem uma análise cuidadosa por um especialista, caracterizam o maior impedimento de desempenho em uma aplicação, consumindo recursos computacionais em demasia.
SQL é utilizado somente por desenvolvedores de aplicações que armazenam, manipulam e validam dados, devido à necessidade do conhecimento de programação lógica, operações relacionais, sistemas gerenciadores de banco de dados.
É correto o que se afirma em:
, II e IV, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I e II, apenas.
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.