O surgimento das pilhas elétricas foi um grande marco na evolução científica. A primeira pilha capaz de manter uma corrente elétrica constante em um período razoavelmente longo foi construída em 1836 por John Frederic Daniell.
Essa pilha é composta de uma placa de zinco e uma solução de ZnSO4 de concentração 1mol/L imersa em um recipiente de vidro contendo e uma placa de cobre em uma solução de CuSO4 de concentração 1 mol/L. As soluções são conectadas por uma ponte salina e uma parede porosa de barro. Fios são conectados às placas dos metais; este sistema é denominado de célula.
A reação referente à pilha de Daniell é:
Zn(s) + CuSO4(aq) → ZnSO4(aq) + Cu(s)
Explique, com base na reatividade dos metais, como essa reação ocorre:
A) Na pilha de Daniel, ambos os metais sofrem oxidação. Tanto o zinco quanto o cobre perdem elétrons e se tornam cátions.
B) Como o cobre é mais reativo que o zinco, ele perde elétrons, passando de cobre metálico para cátion. Nesse caso, o cobre sofreu uma oxidação. Já o zinco ganhou elétrons, passando de cátion para zinco metálico. O zinco sofreu uma redução.
C) Como o zinco é mais reativo que o cobre, ele perde elétrons, passando de zinco metálico para cátion. Nesse caso, o zinco sofreu uma oxidação. Já com o cobre ganhou elétrons, passando de cátion para cobre metálico. O cobre sofreu uma redução.
D) O zinco é menos reativo que o cobre, por isso ele ganha elétrons e se torna zinco metálico. Nesse caso, o zinco sofreu uma redução. Já o cobre, sendo mais reativo, perde elétrons e se torna um cátion. O cobre sofreu uma oxidação.
E) Como o zinco é mais reativo que o cobre, ele ganha elétrons, passando de cátion para zinco metálico. Nesse caso, o zinco sofreu uma redução. Já o cobre perdeu elétrons, passando de cobre metálico para cátion. O cobre sofreu uma oxidação.