Baixe o app do Guru IA

Android e iOS

Foto de perfil

JONAS

ENVIADA PELO APP
Estudos Gerais12/06/2024

O texto a seguir, do historiador estadunidense Robert Darnto...

O texto a seguir, do historiador estadunidense Robert Darnton, é sobre a Enciclopedía criada pelos iluministas franceses. Leia-o com atençăo. [...] é importante salientar um fato fundamental que se tornou evidente para as autoridades francesas tão logo o primeiro volume da primeira edição chegou às mãos dos assinantes: a obra era perigosa. Não se tratava meramente de uma coleção, em ordem alfabética, de informações a respeito de tudo; a obra registrava o conhecimento segundo os princípios filosóficos expostos por D'Alembert no Discurso Preliminar. Embora reconhecesse formalmente a autoridade da Igreja, D'Alembert deixava claro que o conhecimento provinha dos sentidos, e não de Roma ou da Revelação. o grande agente ordenador Gravura feita com base era a razão, que combinava as informações dos sentidos, trabalhando com as faculdades irmãs, memória e imaginação. Assim, tudo o que o homem conhecia derivava do mundo que o cercava e do funcionamento de sua própria mente. [...]

DARNTON, Robert. O iluminismo como negócio história da publicação da Enciclopédia (1775-1800). São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 17-18. A Enciclopédia de Denis Diderot e Jean Baptiste Le Rond d'Alembert, 1751-1757. a) Qual era o regime político adotado na França quando a Enciclopédia dos iluministas foi publicada, em 1751? b) Como a Enciclopédia dos iluministas foi vista pelas autoridades e por quê? c) O que tornou a Enciclopédia tão "herética", isto é, tão revolucionária? d) Em dupla. O governo francês chegou a proibir a Enciclopédia e a retirá-la de circulação, o que só fez aumentar a popularidade dela. Pesquisem e encontrem um exemplo, na história do Brasil, de livro, revista ou jornal que, ao ser proibido pela censura, tenha ganhado popularidade.

O texto a seguir, do historiador estadunidense Robert Darnton, é sobre a Enciclopedía criada pelos iluministas franceses. Leia-o com atençăo.
[...] é importante salientar um fato fundamental que se tornou evidente para as autoridades francesas tão logo o primeiro volume da primeira edição chegou às mãos dos assinantes: a obra era perigosa. Não se tratava meramente de uma coleção, em ordem alfabética, de informações a respeito de tudo; a obra registrava o conhecimento segundo os princípios filosóficos expostos por D'Alembert no Discurso Preliminar. Embora reconhecesse formalmente a autoridade da Igreja, D'Alembert deixava claro que o conhecimento provinha dos sentidos, e não de Roma ou da Revelação. o grande agente ordenador Gravura feita com base era a razão, que combinava as informações dos sentidos, trabalhando com as faculdades irmãs, memória e imaginação. Assim, tudo o que o homem conhecia derivava do mundo que o cercava e do funcionamento de sua própria mente. [...]

DARNTON, Robert. O iluminismo como negócio história da publicação da Enciclopédia (1775-1800). São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 17-18.
A Enciclopédia de Denis Diderot e Jean Baptiste Le Rond d'Alembert, 1751-1757.
a) Qual era o regime político adotado na França quando a Enciclopédia dos iluministas foi publicada, em 1751?
b) Como a Enciclopédia dos iluministas foi vista pelas autoridades e por quê?
c) O que tornou a Enciclopédia tão "herética", isto é, tão revolucionária?
d) Em dupla. O governo francês chegou a proibir a Enciclopédia e a retirá-la de circulação, o que só fez aumentar a popularidade dela. Pesquisem e encontrem um exemplo, na história do Brasil, de livro, revista ou jornal que, ao ser proibido pela censura, tenha ganhado popularidade.
Envie suas perguntas pelo App
Google Play
App Store
Equipe Meu Guru

Prefere sua atividade resolvida por um tutor especialista?

  • Receba resolvida até o seu prazo
  • Converse com o tutor pelo chat
  • Garantia de 7 dias contra erros