O timo é um órgão localizado na porção superior do tórax, no qual se concentram determinados tipos de glóbulos brancos em formação e amadurecimento.
As tonsilas, localizadas na entrada das vias respiratórias e do tubo digestório, participam das respostas do corpo a materiais estranhos inalados ou ingeridos.
O baço é um órgão rico em linfonodos e que armazena alguns glóbulos brancos. As células do baço fagocitam bactérias, plaquetas e glóbulos vermelhos danificados ou envelhecidos. Além disso, nesse órgão ocorre armazenamento de hemácias, que são lançadas na corrente sanguínea quando necessário.
Funcionamento do sistema linfático
O sistema linfático drena os líquidos do corpo que ocupam os espaços entre as células, ajudando o sistema cardiovascular a remover o excesso desses líquidos. A linfa é conduzida lentamente pelos vasos linfáticos até retornar à circulação sanguínea e se misturar com o sangue.
Diferentemente das artérias e das veias, os vasos linfáticos não têm seu líquido impulsionado diretamente pelo coração. A pulsação de artérias próximas e, principalmente, os movimentos musculares são os responsáveis pela circulação da linfa.
De olho no tema
- Organize uma tabela comparativa entre o sangue e a linfa, indicando:
a) os sistemas do corpo humano a que pertencem;
b) a composição;
c) os vasos em que circulam;
d) o modo como são impulsionados.
- Faça um esquema indicando a localização das estruturas que formam o sistema linfático e a função de cada uma delas.
- Explique como o sistema linfático atua na remoção do excesso de líquidos do corpo.