O Trauma Raquimedular (TRM) é definido como qualquer lesão que afeta a medula espinhal e resulta em danos neurológicos, levando a distúrbios nas funções motoras, sensoriais e autônomas. Este tipo de trauma afeta principalmente homens entre 15 e 40 anos de idade e suas principais causas incluem acidentes de trânsito, quedas de alturas, acidentes de mergulho em água rasa e ferimentos por arma de fogo. A Associação Americana do Trauma Raquimedular (ASIA - American Spine Injury Association) estabeleceu critérios para avaliar e classificar as lesões medulares, que são amplamente aceitos em todo o mundo. Essa classificação divide as lesões medulares em completas, quando as funções motoras e sensitivas estão completamente interrompidas abaixo do nível da lesão, e incompletas, quando existe alguma preservação das funções sensoriais e/ou motoras abaixo do nível da lesão. Sobre a avaliação do paciente com TRM, assinale a alternativa correta.
A. O esfíncter anal externo deve ser também examinado por meio da introdução do dedo do examinador no orifício anal, com a finalidade de determinar se a lesão é completa ou incompleta
B. Na lesão completa, não existe função motora ou sensitiva nos segmentos cervicais.
C. O exame da sensibilidade do paciente é realizado por meio da avaliação da sensibilidade tátil e dolorosa do mesmo, em que essa avaliação é realizada nos vinte e oito dermátomos de unilateralmente.
D. Dois fatores ditam o grau de limitação de cada paciente o nível da lesão, se é completa ou incompleta, e a extensão da lesão, se é mais alta ou mais baixa.