O VALOR DA DIFERENÇA
O desafio de se conviver com a diferença na sociedace é complicado, mas necessário. Diante da grande pluralidade cultural e étnica que se choca com frequência no mundo globalizado é preciso, além de tolerância, respeito incondicional aos direitos humanos.
Diariamente, nos deparamos com pessoas das mais variadas culturas, opiniões e classes sociais. Muitas vezes, são nossos vizinhos, colegas e amigos. Essa convivência enriquece nossas vidas, pois aprendemos a respeitar o nosso próximo, nos tornando pessoas mais fraternas. Porém nem sempre essa relação acontecem facilmente fatos divulgados pela mídia nos mostram que, para alguns ainda, a simples diferença f́enotípica gera discriminação e violência, como no caso do brasileiro que foi confundido com um terrorista em Londres. Ele foi brutamente exterminado pela polícia inglesa por ter feições diferentes da maioria dos britânicos.
Para o bom funcionamento das sociedades, a diferença precisa ser respeitada. É imprescindível que a convivência com a diferença aconteça de maneira saudável. O vaior da vidia humana independe dos nossos credos ou cor. Além de garantir o convívio entre as pessoas, tolerar as diferenças nos coloca no caminho da prosperidade, fortalecendo a esperança de viver num mundo melhor.
QUESTÃO 1: O texto em estudo obedece à estrutura de um texto argumentativo, pois está dividido em três partes principais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Levando em conta essa afirmação, responda as questões abaixo:
a) O primeiro parágrafo de um texto dissertativo-argumentativo chama-se introdução e nele há uma ideia principal, conhecida como tópico-frasal. Qual é a ideia principal na introdução do texto em estudo?
b) A partir da ideia principal vista no primeiro parágrafo, são desenvolvidos mais dois parágrafos em que ocorre o desenvolvimento. Como o autor desenvolve suas ideias nesses parágrafos?
c) No quarto e último parágrafo, é feita a conclusão. De que modo o autor retoma a ideia apresentada na introdução?