ORGANIZANDO AS IDEIAS
Explique de que modo o agravamento das desigualdades sociais no periodo da República Romana resultou na criação da estratégia conhecida posteriormente como "politica do pão e circo",
Os irmãos Tibério e Caio Graco, tribunos da plebe, propuseram algumas reformas visando reduzir as tensões sociais em Roma. Quais eram as propostas defendidas por eles e que des- tino tiveram os irmãos?
Os últimos séculos do periodo republicano foram marcados por grande turbulência social e politica, provocada, entre outros motivos, pelo fortalecimento dos militares romanos. Expli- que coma acorreu esse processo e quais foram as consequências.
Qual foi o papel de Júlio César na transformação das tradições politicas de Roma?
Nem todos os moradores de Roma tinham direito à cidadania, ou seja, à participação nas decisões politicas da cidade. Sobre esse tema, responda no caderno ao que se pede.
a) Quais eram os critérios para que um habitante de Roma fosse considerado ou não um cidadão?
b) A desigualdade de tratamento entre os diversos segmentos sociais de Roma gerou várias revoltas na população. Redija um resumo sobre as rebeliões na sociedade romana, espe cialmente as organizadas por escravos.
c) A ideia de cidadania em Roma está de acordo com a noção que temos de cidadania em um ambiente democrático hoje em dia? Justifique sua resposta.
INTERPRETANDO DOCUMENTOS: TEXTO E IMAGEM
Leia os dois trechos a seguir sobre a revolta de Espártaco. O primeira é do filósofo grego Plutarco (46-120) e o segundo é do historiador romano Apiano (95-165). Em seguida, res- ponda no caderno ao que se pede.
Trecho de Plutarco
Este sucesso ja vitória numa importante batalha contra os romanos foi a perdição de Espártaco, por tornar arre
gantes os escravos fugitivos, já que não procuravam oferecer o combate frontal e deixaram de obedecer aos chefes. Pior ainda: ja tendo encetado a marcha, eles cercaram tais chefes em armas e forçaram-nos a dar marcha a ré, a conduzi-los, através da Lucania, ao encontro dos romanas.
Trecho de Apiano
A batalha foi longa e sangrenta, como era de se esperar de tantos milhares de homens desesperados. Espartaco foi ferido na coxa por uma lança e ajoelhou-se, segurando seu escudo à sua frente elutando assim contra seus atacantes até que ele e a grande massa dos que com ele estavam foram cercados e mortos. O resto de seu exército entrou em pânico e foi
massacrado maciçamente. Tão grande foi amatança que se tornou impossivel contar os mortos. Os romanos perderam mais ou
menas mil homens. [..]
ROSSI Rafael Alves. Airevcitus de escraves no Ranz arcigar seu impacta tireniniogia
expolinda cine damuntess Fal&C Dissertação Mestrado em Histaria)- Universidade Federal Flumineme, Млеко О.Д., 2011. 151-152 a) Segundo o texto de Plutarco, o que explica a derrota de Espártaco?