Baixe o app do Guru IA

Android e iOS

Foto de perfil

Anderson

ENVIADA PELO APP
Estudos Gerais25/11/2024

os 2 (dois) textos, a seguir: TEXTO 01: "Eu era frio e ló...

os 2 (dois) textos, a seguir:

TEXTO 01:

"Eu era frio e lógico. Sutil, calculista, perspicaz, arguto e astuto — era tudo isso. Tinha o cérebro poderoso como um dínamo, preciso como uma balança de farmácia, penetrante como um bisturi. E tinha — imaginem — só 18 anos."

SHULMAN, Max. O amor é uma falácia. 2005. Disponível em: http://www.cella.com.br/conteudo/conteudo_99.pdf. Acesso em: 03 jul. 2022.

TEXTO 02:

Historicamente reforçamos a percepção de que somos seres racionais e imparciais em relação ao meio, contudo, pesquisas que unem Psicologia e Economia estão demonstrando, ao longo do tempo, que as coisas não são bem assim.

ÁGORA ENTERTRAINING. Quando não confiar em seu cérebro? Um guia sobre tomada de decisão. Disponível em: https://agoraentert.com.br/tomada-de-decisao/. Acesso em: 11 jul. 2022.

ATIVIDADE:

Conforme estudamos na Unidade 04, a Teoria da Decisão assume características normativas, buscando informar o que um agente deveria fazer se fosse racional, enquanto a Teoria da Decisão Racional centra-se mais na tentativa de dar ciência e antever os padrões de comportamento de um determinado grupo de pessoas. Ambos envolvem racionalidade no processo de decisão, entretanto, a primeira presume a racionalidade plena do decisor, desconsiderando fatores intrínsecos (como o autointeresse). A segunda, por sua vez, considera tais fatores e também considera que estes podem fazer com que o decisor não tome a melhor decisão, mesmo achando que sim. A primeira, assim, parte de uma racionalidade universal, enquanto a segunda parte da ideia de que cada decisor toma suas decisões a partir de sua racionalidade própria e que pode considerar tais fatores universais nesse processo (em maior ou menor quantidade) ou não.

Considerando os textos acima, podemos dizer que ambos trazem à tona dificuldades e barreiras que afastam o decisor da possibilidade de tomada de decisão tal como preconiza a Teoria da Decisão, aproximando-o, na verdade, da Teoria da Decisão Racional. Os textos acima nos demonstram que, embora dados, informações, processamento, digitalização, tecnologia etc. sejam essenciais para uma boa decisão, mesmo assim, não são definidores(as), afinal, interessa mais o que as pessoas fazem com tudo isso. Fatores alheios à racionalidade universal compõem o processo de decisão. Negar isso não seria uma asserção racional, dado que somos humanos, falíveis e constituídos de uma "pequenez enorme" frente ao universo que nos rodeia.

Diante disso, elabore um texto entre 1000 e 1200 caracteres demonstrando como alguns dos fatores/elementos relativos à tomada de decisões tal como preconiza a Teoria da Decisão Racional (e também tal como trazidos em ambos os textos acima e ao longo desta Unidade Curricular Digital) podem ser aplicados ao cotidiano empresarial. Ou seja, descreva como alguns dos elementos tais como vieses cognitivos, inteligência emocional, influência de fatores externos fora do nosso controle, elementos éticos, subjetividade humana etc. podem fazer parte de uma ou mais situações empresariais hipotéticas. Procure embasar seu texto com exemplos concretos e rotineiros e atente-se à necessidade de citar e referenciar para o caso de trazer informações de fontes externas.

Envie suas perguntas pelo App
Google Play
App Store
Equipe Meu Guru

Prefere sua atividade resolvida por um tutor especialista?

  • Receba resolvida até o seu prazo
  • Converse com o tutor pelo chat
  • Garantia de 7 dias contra erros