Os anestésicos são medicamentos utilizados para bloquear temporariamente a sensação de dor e produzir uma perda de sensibilidade durante procedimentos médicos ou cirúrgicos. Eles podem ser administrados de várias formas, incluindo a injeção intravenosa, inalação ou aplicação tópica. Existem dois principais tipos de anestésicos, os locais e os gerais. Os anestésicos locais são aplicados diretamente sobre a área específica do corpo e atuam bloqueando a condução dos impulsos nervosos, impedindo a transmissão de dor. Já os gerais são administrados para induzir um estado de inconsciência e suprimir a percepção de dor em todo o corpo.
(BRUNTON, L. L.; CHABNER, B. A.; KNOLLMANN, B. C. As Bases Farmacológicas da Terapêutica de Goodman & Gilman, 12 ed. Porto Alegre: AMGH, 2012).
Logo, analise as alternativas, marque verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) A analgesia proporcionada pelos opioides ocorre por meio da interação com receptores no SNC que respondem a peptídeos opioides endógenos semelhantes aos opioides exógenos atuando de maneira similar.
( ) Os fármacos opioides podem causar dependência, adicção e depressão respiratória.
( ) Os anestésicos locais podem ser administrados por via tópica, intradérmica, epidural, subcutânea ou intramuscular para bloqueio de terminações nervosas.
( ) Os relaxantes espasmolíticos de ação central são usados para condições de espasticidade dolorosa, sendo o diazepam um exemplo de fármaco que atua nas sinapses do sistema gabacérgico do SNC.
( ) Os opioides são medicamentos classificados como isentos de prescrição, sendo assim não é necessário prescrição médica para comprá-los.
a. F-V-F-V-F.
b. F-F-V-F-V.
c. V-V-F-V-F.
d. V-V-V-F-V.
e. F-V-F-V-F.