Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) estão entre as classes medicamentosas mais utilizadas no mundo, sobretudo para tratar inflamação, dor e edema, osteoartrites, artrite reumatoide e distúrbios músculo-esqueléticos A origem dos efeitos adversos observados no uso indiscriminado dessa classe de medicamento se baseia principalmente na inibição da produção de prostaglandinas. As prostaglandinas são produzidas a partir de fosfolipídios da membrana celular por uma cascata enzimática (de OLIVEIRA, 2019).
A duração do tratamento com anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) quase sempre é restrita. Por isso, a incidência de efeitos adversos clinicamente significativos e´ muito mais rara do que na clínica médica.
Sabendo disso, indique “V” para as assertivas que forem verdadeiras, e “F”, para as que forem falsas:
( ) A ação analgésica e anti-inflamatória dos inibidores seletivos da COX-2 é superior àquela apresentada pelos inibidores não seletivos (que atuam na COX-1 e na COX-2).
( ) O uso dos Coxibes deve ser considerado exclusivamente para pacientes com risco aumentado de sangramento gastrintestinal e, de doença cardiovascular.
( ) Todos os AINEs podem causar retenção de sódio e água, diminuição da taxa de filtração glomerular e aumento da pressão arterial sanguínea, particularmente em idosos.
( ) O uso concomitante de piroxicam, ibuprofeno (e provavelmente outros AINEs) com a varfarina, um anticoagulante, pode diminuir o efeito anticoagulante desta e provocar tromboses.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Selecione uma alternativa:
a)
V-F-F-F.
b)
F-V-V-V.
c)
V-V-F-V.
d)
F-F-V-F.
e)
V-F-V-F.