Os contos de fadas coexistem pelos tempos e por diversas culturas. Leia o texto a seguir: “Histórias não garantem a felicidade nem o sucesso na vida, mas ajudam. Elas são como exemplos, metáforas que ilustram diferentes modos de pensar e ver a realidade e, quanto mais variadas e extraordinárias forem as situações que elas contam, mais se ampliará a gama de abordagens possíveis para os problemas que nos afligem. Um grande acervo de narrativas é como uma boa caixa de ferramentas.”
Fonte: FALCONI, Isabela Mendes; FARAGO, Alessandra Corrêa. Contos de Fadas: origem e contribuições para o desenvolvimento da criança. Disponível em: http://unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/35/06042015200330.pdf. Acesso em: 22 out. 2019.
Os contos de fadas são histórias que permitem à crianças de qualquer contexto vivenciar um experimento sem antecedentes. O que você acha desta assertiva? Assinale a alternativa que melhor discorre sobre ela.
Escolha uma opção:
a.
Os contos são importantes, independente das condições social, econômico, cultural, étnico e racial em que a criança esteja inserida.
b.
De fato, os contos de fadas já não são importantes para as crianças inseridas no mundo digital.
c.
A assertiva não procede, porque as crianças das classes populares não entendem os contos de fadas tradicionais.
d.
O conto de fada é muito respeitável, mas não costuma chamar a atenção das crianças, na atualidade.
e.
As ilustrações dos atuais contos renovados são inadequadas impossibilitando ao educador trazer maiores discussões.