Os esportes individuais, ao longo da história, foram moldados pelas necessidades de sobrevivência e posteriormente organizados em competições como os Jogos Olímpicos da Antiguidade. Atividades como corrida, saltos, nado e arremessos, que inicialmente tinham fins práticos, passaram a ser praticadas de forma sistematizada com o desenvolvimento das civilizações. Os Jogos Olímpicos gregos, em particular, consolidaram essas práticas corporais e as elevaram a competições esportivas formais. Com o passar do tempo, essas práticas ganharam um caráter simbólico e cultural, influenciando também o desenvolvimento dos esportes modernos.
SILVA, J. V. A origem dos Jogos Olímpicos. In: SILVA, J. V. et al. Dimensões histórico-filosóficas da educação física e do esporte. Porto Alegre: Grupo A, 2018. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595025721/ . Acesso em: 01 out. 2024.
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A sistematização dos esportes individuais na Grécia Antiga foi essencial para o desenvolvimento técnico de modalidades como corrida e salto, que permaneceram centrais nos esportes modernos.
PORQUE
II. A evolução dos esportes individuais em competições como os Jogos Olímpicos gregos foi motivada pela necessidade de integrar rituais religiosos à cultura física.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
-
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
-
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
-
As asserções I e II são proposições falsas.
-
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
-
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.