Os glicosídeos cardiotônicos são compostos que se ligam à bomba Na+/K+, a fim de desempenhar sua atividade cardíaca. A estrutura desses compostos é fundamental para sua ligação no receptor e para a eficácia de sua ação farmacológica. Quais são as características estruturais que favorecem a ação farmacológica desses compostos?
A.
A ação farmacológica dos glicosídeos cardiotônicos é favorecida quando os anéis A/B/C/D estão na posição cis/trans/cis e quando há a presença de uma γ-lactona α,β-insaturada, β-posicionada em C-17.
B.
A ação farmacológica dos glicosídeos cardiotônicos é favorecida quando o anel A é parcialmente insaturado pela junção dos anéis A/B/C/D na posição cis/trans/cis.
C.
A ação farmacológica dos glicosídeos cardiotônicos é favorecida pela presença de um anel lactônico C-17 β posicionado e de ligantes, como OH em C3 e 6-desoxiaçúcares em posição β.
D.
A ação farmacológica dos glicosídeos cardiotônicos é favorecida pela junção dos anéis A/B/C/D na posição trans/trans/cis e pela presença de um ligante OH β-posicionada em C-16.
E.
A ação farmacológica dos glicosídeos cardiotônicos é favorecida pela junção cis/trans/cis dos anéis A/B/C/D e pela presença de ligantes como OH em C3, e 6-desoxiaçúcares em posição β.