Os leitores estarão lembrados do que o compadre dissera quando estava a fazer castelos no ar a respeito do afilhado, e pensando em dar-lhe o mesmo ofício que exercia, isto é, daí dele arranjei-me, cuja explicação prometemos dar. Vamos agora cumprir a promessa. (Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um Sargento de Milícias)
No excerto, temos derivação imprópria (emprego de uma palavra fora de sua classe normal).
- Leia o texto para responder às questões :
Sem dúvida o meu aspecto era desagradável, inspirava repugnância. E a gente da casa se impacientava. Minha mãe tinha a franqueza de manifestar-me viva antipatia. Dava-me dois apelidos: Bezerro-encorado e cabra-cega.
Bezerro-encorado é um intruso. Como eu não me conformava com o que era, tranquei-o na minha lembrança e, nesta ocasião, avaca sente o cheiro do filho, enganava-se a própria avó bariga, as nações eram horríveis de cambembe. Censurando-me a inferioridade, talvez principalmente por isso, não me deixava.
Os vocábulos desagradável, desarranjo, desalinho, desenongo, utilizados no texto, apresentam um elemento morfológico comum que é a derivação.
a) Identifique e classifique esse elemento.
b) Explique a relação entre o significado desse elemento e a caracterização física do narrador.
-
Classifique a formação das seguintes palavras extraídas do texto.
a) antipatia:
b) bezerro-encorado, cabra-cega:
c) cheiro:
d) feiura:
-
Leia o texto abaixo para responder às questões 7 e 8. Trata-se de um trecho da canção "Samba do Approach", de Zeca Baleiro.
a) Os estrangeirismos empregados na canção se deram por empréstimo ou aportuguesamento? Explique.
b) E qual a função (significado) destes termos na letra?