Os modelos de assistência à saúde evoluíram conforme se modificaram os conceitos de saúde e doença ao longo da história, influenciados por concepções sobre a natureza e o domínio do conhecimento científico, em especial nas áreas de microbiologia e parasitologia.
Fonte: https://morroemcristo.wordpress.com/charge-gospel-mosquito-da-dengue-mario-teixeira-a48932d5ffaf1ba644d8ba22e8487346/
Analisando a charge acima, analisa-se que a visão do cidadão quanto ao cuidado à saúde depende:
Questão 2Resposta
Do impacto dos determinantes sociais da saúde no processo saúde-doença, enquanto referencial teórico que valoriza a coletividade e o caráter histórico e cultural do adoecimento.
Do equilíbrio do homem com a natureza, o qual se manifesta por cuidado empírico, utilizando-se de conceitos mágico-religiosos.
Do conhecimento sobre os fatores causais da doença, base do modelo biomédico, o qual deu ênfase ao conceito de saúde enquanto ausência de doença.
Do entendimento da interação entre o meio ambiente, agente e hospedeiro, o qual formam a tríade epidemiológica do modelo da História da Doença de Leavell e Clark.
Da crença que a doença se constitui um castigo, sendo então impedida por meio da oração e do cumprimento dos dogmas religiosos.