Os óxidos de nitrogênio (NO e NO2 - NOx) são conhecidos por serem poluentes, sendo suas emissões decorrentes de processos industriais de combustão (caldeiras, fornos, incineradores), regulamentadas no Brasil por legislações nacionais, como o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e legislações estaduais. A formação do NOx na combustão pode ser reduzida atuando-se diretamente no processo, desde alterações operacionais (excesso de ar, potência dissipada, recirculação de gases de combustão) até modificações substanciais, como estagiamento no fornecimento de ar ou combustível.
VERGNHANINI FILHO, Renato. Emissão de óxidos de nitrogênio (NOX) na combustão industrial. Revista IPT: Tecnologia e Inovação, v. 1, n. 3, 2017.
Sobre os óxidos de nitrogênio, analise as afirmações a seguir:
I. Os óxidos de nitrogênio são poluentes primários, que podem dar origem aos poluentes secundários devido a reação com outros gases na atmosfera.
II. A reação do dióxido de nitrogênio com o vapor d’água gera o ácido nítrico, o qual precipita com as chuvas, dando origem ao impacto conhecido como smog fotoquímico ou névoa fotoquímica.
III. O dióxido de nitrogênio pode reagir na atmosfera, na presença da luz solar, acarretando a formação do ozônio, e é este o princípio da chuva ácida.
IV. As condições climáticas interferem na formação do smog ou névoa, fenômeno qual os óxidos de nitrogênio também são responsáveis.
É correto o que se afirma em:
A.
II e III, apenas.
B.
I, apenas.
C.
III e IV, apenas.
D.
I, II e III, apenas.
E.
I e IV, apenas.