Os principais rios do continente africano formam extensas bacias hidrográficas. Conheça a seguir as mais relevantes.
-
Bacia do Rio Nilo: o Nilo nasce no Lago Vitória, na África Oriental, e a maior parte de seu curso está em meio ao Deserto do Saara. Deságua no Mar Mediterrâneo, no Egito. Durante milênios, as cheias do Nilo e a deposição de sedimentos ao longo de suas margens garantiram a fertilidade dos solos para a prática agrícola. No entanto, a partir do século XX, a construção de barragens alterou o regime das cheias do Nilo. Hoje, algumas áreas localizadas às margens do Nilo necessitam de fertilização artificial.
-
Bacia do Rio Níger: formada pelo rio mais importante da África Ocidental, cujas águas são utilizadas principalmente para a irrigação de lavouras. Ao chegar a sua foz, no Oceano Atlântico, o Níger forma um rico e verde delta, que vem sofrendo graves impactos ambientais causados pela exploração petrolífera na Nigéria.
-
Bacia do Rio Congo: localizado na África Central, o Congo é um dos mais longos e caudalosos rios africanos, navegável na maior parte de seu curso. Além de abrigar áreas com densa vegetação de Floresta Tropical, essa bacia constitui uma importante rede de navegação e comunicação na região.