Os princípios dos direitos humanos que estruturam os documentos normativos emergiram no período pós-guerras, especialmente após a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) de 1948. Essas ideias foram incorporadas ao sistema de proteção internacional com o objetivo de gerar consensos para a formulação de uma nova ordem política mundial que almejava paz e estabilidade entre as nações. Os princípios universais da dignidade e equidade foram introduzidos nas políticas internacionais, promovendo a universalização de considerações sobre as condições econômicas, sociais e culturais essenciais para uma vida digna. Esse movimento transformou a relação entre o indivíduo e o Estado, que passou a ter o compromisso de propor políticas com vistas à garantia desses direitos.
Fonte: adaptado de: SOUZA, F. F.; DAINEZ, D. Defectologia e Educação Escolar: implicações no campo dos Direitos Humanos. Educação & Realidade, [s. l.], v. 47, p. e116863, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/4hWG3gGsrzKdpwN3PmgZLbS/. Acesso em: 11 jul. 2024.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. A expressão Direitos Humanos foi uma corrente filosófica que expressa as condições mínimas para nossa sobrevivência.
II. Os Direitos Humanos garantem ao ser humano o sentimento de pertencimento e também de ser útil à sociedade na qual está inserido.
III. Os Direitos Humanos são considerados essenciais, pois, sem eles, as pessoas não conseguiriam desfrutar das condições dignas de sobrevivência.
IV. Os Direitos Humanos se diferenciam dos direitos básicos que condicionam a vida em sociedade e o desfrute dos benefícios que a vida pode proporcionar.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e IV, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.