...] os tradicionais métodos de interpretação jurídica (literal, sistemático, histórico e teleológico) continuam sendo imprescindíveis pontos de referência na aplicação diária do Direito (Civil, Penal, Administrativo etc.), inclusive o Constitucional. Entretanto, enfatize-se, desde o início, que não se ignoram aqui os vícios e abusos de uma interpretação jurídica fixada apenas nos seus métodos tradicionais, aos quais já se atribuiu no passado uma pretensa exatidão científica que nunca tiveram e jamais terão. Na verdade, os quatro cânones não representam "métodos" próprios, senão apenas regras, diretivas, técnicas, meios, critérios, argumentos, princípios ou elementos metódicos para a correta interpretação e aplicação das normas jurídicas
Fonte: KRELL, A. J. Entre desdém teórico e aprovação na prática: os métodos clássicos de interpretação jurídica. Jun 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1808-24322014000100012. Acesso em: 27 set 2022.
Texto II
É sabido, contudo, que o emprego das quatro diretivas metódicas clássicas na interpretação do Direito não garante um resultado correto. Os cânones não formam um "método" no sentido de que a segurança dos passos mentais seja garantida ou que a sequência dos argumentos possa ser fixada com antecedência (LUHMANN, 1995, p. 345). Neste ponto, assiste razão a Kelsen (1962, p. 290) quando alega que "todos os métodos de interpretação até ao presente elaborados conduzem sempre a um resultado apenas possível, nunca a um resultado que seja o único correto".
Fonte: KRELL, A. J. Entre desdém teórico e aprovação na prática: os métodos clássicos de interpretação jurídica. Jun 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1808-24322014000100012. Acesso em: 27 set 2022.
A partir das informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. O método de interpretação gramatical permite descobrir o significado da norma por meio do enfrentamento das relações entre as palavras.
II. O método de interpretação sistemático considera que a norma deve ser vista de forma ampla, e não de forma isolada.
III. O método de interpretação histórica leva em consideração circunstâncias sociais, econômicas e políticas.
IV. O método de interpretação teleológico tem como foco o objetivo para o qual determinada norma foi criada.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I, II e III, apenas.
b.
I, II e IV, apenas.
c.
I, II, III e IV.
d.
II e IV, apenas.
e.
I e III, apenas.