Download the Guru IA app
Android and iOS

Melissa
P. 253 Deixam-se cair simultaneamente, no vácuo, dois corpos...
P. 253 Deixam-se cair simultaneamente, no vácuo, dois corpos A e B de massas mA=100 kgemn−1 kg.
a) Qual é a aceleraçào de cada um deles?
b) Qual dos blocos exerce força sobre o outro?
P. 254 (Efoa-MG) No esquema representado na figura ao lado, o bloco C tem massa 0.5 kg e está em repouso sobre o plano inclinado de 37 com a horizontal, preso pelo fio AB. Nho há atrito entre o bloco e o plano.
a) Qual é a traçâo exercida pelo fio?
b) Cortando-se o fio, qual é a aceleraçáo adquirida pelo bloco?
(Dados: g=10 m/s2;sen37∘=cos53∘=0,6;sen53∘=cos37∘=0,8 )
P. 255 (UFPR) Um corpo de massa igual a 5 kg parte, do repouso, da base de um plano inclinado - este com ängulo igual a 30′ e comprimento 5 m - e atinge sua extremidade superior em 10 s . Qual é a intensidade da força externa paralela ao plano inclinado que fol aplicada ao corpo? (Use g=9,8 m/s2.) Despreze os atritos.
P. 256 Determine a aceleraçâo dos corpos na situaçao esquematizada ao lado. Adote g=10 m/s2. O fio e a polia têm massa desprezivel. Nao há atrito (dado: sen30∘=0,5 ).
Exercicios propostos de recapitulação
P. 257 (Unirio-RJ) Um corpo A, de 10 kg , é colocado num plano horizontal sem atrito. Uma corda ideal de peso desprezivel liga o corpo A a um corpo B, de 40 kg . passando por uma polia de massa desprezivel e também sem atrito. O corpo B, inicialmente em repouso, esta a uma altura de 0,36 m. como mostra a figura. Sendo a aceleraçâo da gravidade g=10 m/s2, determine:
a) o módulo da traçâo na corda:
b) o intervalo de tempo necessário para que o corpo B chegue ao solo.
P. 258 (UFRJ) Um operário usa uma empilhadeira de massa total igual a uma tonelada para levantar verticalmente uma caixa de massa igual a meia tonelada, com uma aceleraçào inicial de 0,5 m/s2, que se mantém constante durante um curto intervalo de tempo. Use g=10 m/s2 e calcule, nesse intervalo de tempo:
a) a Intensidade da força que a empilhadeira exerce sobre a caixa;
b) a intensidade da força que o chào exerce sobre a enpilhadelra (despreze a massa das partes móveis da empilhadeira).
P. 259 No arranjo experimental da figura os fios e a polia têm massas desprezivels. Despreze atritos e adote g=10 m/s2. Os corpos tēm massas md=5 kg,me=4 kg e mC=1 kg.O corpo C é uma balança graduada em newtons. Determine a indicação da balança.
214
Os Fundamentos da Fisica
P. 260 (Olimpiada Brasileira de Fisica) A figura representa dois baldes de massas Ml e Mε, contendo cada um uma quantidade de areia de massa M.
Considere a polia e os fios ideais. Supondo que a massa M1 seja Iigeiramente maior que a massa M1, responda:
a) Qual a quantidade m de arela que deve ser translerida do balde de massa M1 para o balde de massa M2, para que a aceleraçāo do sistema aumente de um fator f ?
b) Qual o maior valor de f possivel?
P. 253 Deixam-se cair simultaneamente, no vácuo, dois corpos A e B de massas mA=100 kgemn−1 kg. a) Qual é a aceleraçào de cada um deles? b) Qual dos blocos exerce força sobre o outro? P. 254 (Efoa-MG) No esquema representado na figura ao lado, o bloco C tem massa 0.5 kg e está em repouso sobre o plano inclinado de 37 com a horizontal, preso pelo fio AB. Nho há atrito entre o bloco e o plano. a) Qual é a traçâo exercida pelo fio? b) Cortando-se o fio, qual é a aceleraçáo adquirida pelo bloco? (Dados: g=10 m/s2;sen37∘=cos53∘=0,6;sen53∘=cos37∘=0,8 ) P. 255 (UFPR) Um corpo de massa igual a 5 kg parte, do repouso, da base de um plano inclinado - este com ängulo igual a 30′ e comprimento 5 m - e atinge sua extremidade superior em 10 s . Qual é a intensidade da força externa paralela ao plano inclinado que fol aplicada ao corpo? (Use g=9,8 m/s2.) Despreze os atritos. P. 256 Determine a aceleraçâo dos corpos na situaçao esquematizada ao lado. Adote g=10 m/s2. O fio e a polia têm massa desprezivel. Nao há atrito (dado: sen30∘=0,5 ). Exercicios propostos de recapitulação P. 257 (Unirio-RJ) Um corpo A, de 10 kg , é colocado num plano horizontal sem atrito. Uma corda ideal de peso desprezivel liga o corpo A a um corpo B, de 40 kg . passando por uma polia de massa desprezivel e também sem atrito. O corpo B, inicialmente em repouso, esta a uma altura de 0,36 m. como mostra a figura. Sendo a aceleraçâo da gravidade g=10 m/s2, determine: a) o módulo da traçâo na corda: b) o intervalo de tempo necessário para que o corpo B chegue ao solo. P. 258 (UFRJ) Um operário usa uma empilhadeira de massa total igual a uma tonelada para levantar verticalmente uma caixa de massa igual a meia tonelada, com uma aceleraçào inicial de 0,5 m/s2, que se mantém constante durante um curto intervalo de tempo. Use g=10 m/s2 e calcule, nesse intervalo de tempo: a) a Intensidade da força que a empilhadeira exerce sobre a caixa; b) a intensidade da força que o chào exerce sobre a enpilhadelra (despreze a massa das partes móveis da empilhadeira). P. 259 No arranjo experimental da figura os fios e a polia têm massas desprezivels. Despreze atritos e adote g=10 m/s2. Os corpos tēm massas md=5 kg,me=4 kg e mC=1 kg.O corpo C é uma balança graduada em newtons. Determine a indicação da balança. 214 Os Fundamentos da Fisica P. 260 (Olimpiada Brasileira de Fisica) A figura representa dois baldes de massas Ml e Mε, contendo cada um uma quantidade de areia de massa M. Considere a polia e os fios ideais. Supondo que a massa M1 seja Iigeiramente maior que a massa M1, responda: a) Qual a quantidade m de arela que deve ser translerida do balde de massa M1 para o balde de massa M2, para que a aceleraçāo do sistema aumente de um fator f ? b) Qual o maior valor de f possivel?