Paciente do sexo masculino, 40 anos, com queixa de dor lombar e febre aferida em 38 graus há 1 dia. Paciente teve alta há 3 dias após cirurgia de ureterolitotripsia com colocação de duplo J à esquerda devido litíase renal obstructiva. Na admissão foram aferidos os seguintes sinais vitais: pressão arterial de 70x40 mmHg, frequência cardíaca de 128 bpm, frequência respiratória de 21 ipm e temperatura de 37,9 graus. Aberto protocolo de sepses, estabilizado o paciente e transferido para a Unidade de Terapia Intensiva. As medidas a serem tomadas pela equipe de atendimento que estão associadas com a redução de mortalidade nesse caso são:
a) Antibioticoterapia na primeira hora de tratamento, reposição volêmica de no mínimo 30ml/Kg de peso de solução cristaloide e controle do foco (remoção do duplo J assim que possível).
b) Antibioticoterapia apenas se leucograma alterado, reposição volêmica com 1000mL solução cristaloide independentemente do peso e controle do foco (remoção do duplo J assim que possível).
c) Antibioticoterapia apenas se leucograma alterado, reposição volêmica de no mínimo 30ml/Kg de peso de solução cristaloide e controle do foco (remoção do duplo J assim que possível).
d) Antibioticoterapia na primeira hora de tratamento, reposição volêmica com 1000mL solução cristaloide independentemente do peso e controle do foco (remoção do duplo J assim que possível).
e) Nenhuma das alternativas.