Para Porter (1986) a estratégia competitiva denomina o “conjunto de ações ofensivas ou defensivas para criar uma posição defensável em uma indústria ou grupo estratégico, para enfrentar as cinco forças competitivas e, assim, obter um retorno sobre o investimento maior para a empresa”. Nesse contexto, a aprendizagem organizacional passa a ser requisito não ocasional, mas necessidade contínua e fundamental, deve ser pensada de forma sistêmica, e não é meramente a somatória do conhecimento dos indivíduos e a sua dimensão cultural. Pessoas vêm e vão, porém organizações preservam, de forma continuada, conhecimentos, comportamentos, mapas cognitivos, normas e valores” (Daft e Weick, 1984, p. 285).
Com base no contexto sobre estratégia competitiva de Porter (1980), é correto dizer que estamos tratando de:
A Representa toda e qualquer área alinhada a forma sistêmica em conjunto com as atividades, atuando diretamente como pensamento estratégico.
B A estratégia competitiva enfatiza a forma como a organização alimenta suas características, como economias de escala, barreiras à de saída no mercado, grau de concentração de empresas no seu segmento.
C Quanto a estratégia competitiva descreve a forma como a empresa estabelece uma abordagem fundamentada nas ações valiosas do mercado.
D Representa a criação de uma posição única e valiosa que engloba um conjunto diferente de atividades, tendo como ênfase a essência do posicionamento estratégico é o de escolher atividades diferentes das dos rivais.