Para projetar corretamente uma instalação pneumática, é preciso saber qual é o consumo de ar comprimido do equipamento, porque produzir ar comprimido tem um certo custo. A maioria do consumo se deve principalmente aos cilindros e atuadores pneumáticos em geral. Claramente, o consumo de ar depende da quantidade de ar necessária para encher as câmaras dos atuadores e da frequência de trabalho. Podemos então, considerar os atuadores pequenos reservatórios em que ocorre o processo de enchimento e esvaziamento com um certo número de vezes por minuto.
Portanto, o consumo de ar dos atuadores lineares possibilita o dimensionamento da rede de distribuição, bem como, é uma informação importante para uma análise de custos da instalação.
Considere o atuador mostrado acima, que possui as seguintes características: diâmetro do êmbolo com 80,0 mm, diâmetro da haste do êmbolo com 20,0 mm e 120 mm de curso. O atuador trabalha sob uma pressão de 6,00 bar, faz 10 ciclos de avanço e retorno a cada minuto e está instalado em um local cuja atmosférica vale 92,6 kPa. Qual das alternativas abaixo indica aproximadamente o consumo de ar deste atuador (em L/min)?