Baixe o app do Guru IA

Android e iOS

Estudos gerais

Question image: Pensar ciència
> Fósseis: o passado marcado nas rochas
Quatrocentos milhōes de anos atrás, quando metade do território do pais estava coberto por grandes mares rasos, invertebrados como caramujos, estrelas do mar, moluscos e corais dominavam as regiōes alagadas. Boa parte do que sabemos sobre este cenário muito anterior aos dinossauros, que surgiram 200 milhōes de anos depois, é conhecida graças a 700 quilos de vestigios coletados pelo geólogo e paleontólogo americano Kenneth Edward Caster em bacias sedimentares brasileiras na década de 1940 e levados para a Universidade de Cincinnati (EUA). O material chega ao Museu Nacional/ UFRJ, sua nova casa, até o fim do mès [abril de 2016] [..].
- Foi um processo simples porque Caster levou as peças para os EUA com autorização do governo brasileiro. Após sua morte, em 1992, ninguém continuou suas pesquisas. Entāo, quando pedimos a coleçāo, a Universidade de Cincinnati aceitou doá-la [...].

O paleontólogo americano percorreu grande parte do Brasil entre 1944 e 1947, [.] trabalhando principalmente nas bacias sedimentares de Piauí, Paraná e Amazonas. [...] Cerca de metade do território continental era coberta por mares rasos, onde os invertebrados marinhos se proliferaram praticamente sem predadores as espécies mais perigosas, e já extintas, eram parentes distantes do polvo, os nautiloides; e de crustáceos, os trilobitas. Os fósseis são de animais que ficaram presos em sedimentos no fundo da água, que se transformaram em rochas. [..]

Fonte: Maior repatriação de fósseis do país revela história das espécies marinhas. O Globo, 22 abr. 2016. Disponivel em: <http://mod.lk/udqyg>.
Bacia sedimentar: área extensa em que pequenas particulas (sedimentos) que se desprenderam de rochas se acumulam, formando rochas sedimentares.

Atividades
1. Descreva o percurso feito pelos fósseis desde a descoberta do paleontólogo Caster até os dias atuais.
2. De que forma o estudo desses fósseis permitiu conhecer melhor o ambiente que, há milhões de anos, ocupava o atual território brasileiro?
3. Qualé a importância, para os pesquisadores brasileiros, de ter a coleção de fósseis de volta no país?

Pensar ciència > Fósseis: o passado marcado nas rochas Quatrocentos milhōes de anos atrás, quando metade do território do pais estava coberto por grandes mares rasos, invertebrados como caramujos, estrelas do mar, moluscos e corais dominavam as regiōes alagadas. Boa parte do que sabemos sobre este cenário muito anterior aos dinossauros, que surgiram 200 milhōes de anos depois, é conhecida graças a 700 quilos de vestigios coletados pelo geólogo e paleontólogo americano Kenneth Edward Caster em bacias sedimentares brasileiras na década de 1940 e levados para a Universidade de Cincinnati (EUA). O material chega ao Museu Nacional/ UFRJ, sua nova casa, até o fim do mès [abril de 2016] [..]. - Foi um processo simples porque Caster levou as peças para os EUA com autorização do governo brasileiro. Após sua morte, em 1992, ninguém continuou suas pesquisas. Entāo, quando pedimos a coleçāo, a Universidade de Cincinnati aceitou doá-la [...]. O paleontólogo americano percorreu grande parte do Brasil entre 1944 e 1947, [.] trabalhando principalmente nas bacias sedimentares de Piauí, Paraná e Amazonas. [...] Cerca de metade do território continental era coberta por mares rasos, onde os invertebrados marinhos se proliferaram praticamente sem predadores as espécies mais perigosas, e já extintas, eram parentes distantes do polvo, os nautiloides; e de crustáceos, os trilobitas. Os fósseis são de animais que ficaram presos em sedimentos no fundo da água, que se transformaram em rochas. [..] Fonte: Maior repatriação de fósseis do país revela história das espécies marinhas. O Globo, 22 abr. 2016. Disponivel em: <http://mod.lk/udqyg>. Bacia sedimentar: área extensa em que pequenas particulas (sedimentos) que se desprenderam de rochas se acumulam, formando rochas sedimentares. Atividades 1. Descreva o percurso feito pelos fósseis desde a descoberta do paleontólogo Caster até os dias atuais. 2. De que forma o estudo desses fósseis permitiu conhecer melhor o ambiente que, há milhões de anos, ocupava o atual território brasileiro? 3. Qualé a importância, para os pesquisadores brasileiros, de ter a coleção de fósseis de volta no país?

M

Matheus

Feita pelo app
13/06/24