Pesquisa encontra evidência científica de que a hipnose existe
Antes da descoberta, hipnose era vista como mito ou fruto da imaginação.
Olhar fixo, típico de hipnotizados, vem junto a movimentos involuntários.
Para muitos psicólogos, psiquiatras e neurologistas, a hipnose não passaria de um mito popular ou de um fruto da imaginação de pessoas que estariam, de fato, conscientes. Com a evidência científica, esse ponto de vista deve ser abandonado.
Esse tipo de olhar é um dos clichês de como uma pessoa fica quando é hipnotizada, mas nunca tinha sido estudado a fundo pelos cientistas, já que não acontece em todos os casos.
Nesse estudo, os cientistas observaram uma pessoa que pode entrar e sair facilmente do estado de hipnose com uma simples deixa de uma palavra. Durante a hipnose, eles monitoram o movimento dos olhos com aparelhos de alta definição. O olhar fixo foi acompanhado por um comportamento automático dos olhos, em reflexos, que não é apresentado em pessoas que não estão hipnotizadas.
Fonte:
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/10/pesquisa-encontra-evidencia-cientifica-de-que-hipnose-existe.html
Obrigatória
Nota:
1
Os pesquisadores, segundo o texto, encontraram a “evidência científica”. Identifique nas alternativas uma utilização correta desse conceito.
A) Ela é empregada para confirmar qualquer hipótese sem a necessidade de discussão e validação de outros teóricos da área.
B) Ela é aplicada no desenvolvimento de teorias e práticas baseadas em dados e análise rigorosa.
C) Ela é utilizada para sustentar opiniões, independentemente de validação experimental.
D) Ela é aplicada em justificativas e crenças preexistentes, sem necessidade de comprovação adicional.
E) Ela é frequentemente utilizada em contextos hipotéticos e, portanto, não tem impacto em áreas que precisam de aplicação prática.