Download the Guru IA app

Android and iOS

Foto de perfil

Evelyn

SENT BY THE APP
Estudos Gerais09/06/2024

Platão Platão (428 a.C.-347 a.C.) foi filósofo grego, consid...

Platão Platão (428 a.C.-347 a.C.) foi filósofo grego, considerado um dos principais pensadores de sua época. Discípulo de Sócrates, procurou transmitir uma profunda fé na razão e na verdade, adotando o lema de Sócrates: "o sábio é o virtuoso".

Biografia de Platão Platão nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 428 a.C. De família nobre, estudou leitura, escrita, música, pintura, poesia e, eventualmente, atletismo, participando dos Jogos Olímpicos de lutador. Desejou fazer política mais, muito cedo, tornou-se discípulo de Sócrates, do qual herdou a ideia de que a filosofia deve ser aplicada às vidas humanas. Durante a juventude, Platão teve contato com diversas culturas, viajando para a Itália, Egito e Oriente Médio (Norte da África). De maneira a dar continuidade ao trabalho de Sócrates, Platão reuniu-se com outros discípulos de Platão. Esses estudos deram-lhe uma formação intelectual preciosa, culminando na fundação da Academia em 387 a.C., onde ensinou até sua morte, em 347 a.C. Sua obra é vasta, abrangendo desde diálogos filosóficos até tratados de matemática e ciência. Em 529 d.C., o imperador Justiniano fechou a Academia, na tentativa de eliminar o platonismo da educação.

A Sociedade ideal na República de Platão A filosofia política de Platão é exposta na "República", uma sociedade ideal dividida em três classes, levando em conta a função de cada indivíduo. A primeira classe pesa as questões relacionadas à sabedoria, enquanto a segunda se preocupa com a coragem e a terceira com a produção e a necessidade material. Platão propõe que a sociedade seja governada pelos filósofos-reis, que detêm o conhecimento e a virtude necessários para liderar de forma justa.

Representação da Alegoria da Caverna A alegoria da caverna, contida no livro VII da "República", é história "mito da caverna", onde os homens presos em uma caverna veem apenas sombras projetadas na parede. Eles acreditam que essas sombras são a realidade. Quando um deles é libertado e vê o mundo exterior, percebe que suas crenças estavam erradas. O mito revela a importância do conhecimento e da busca pela verdade, mostrando que a percepção humana pode ser enganosa e que apenas os filósofos podem perceber.

Question image: Platão
Platão (428 a.C.-347 a.C.) foi filósofo grego, considerado um dos principais pensadores de sua época. Discípulo de Sócrates, procurou transmitir uma profunda fé na razão e na verdade, adotando o lema de Sócrates: "o sábio é o virtuoso".

Biografia de Platão
Platão nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 428 a.C. De família nobre, estudou leitura, escrita, música, pintura, poesia e, eventualmente, atletismo, participando dos Jogos Olímpicos de lutador. Desejou fazer política mais, muito cedo, tornou-se discípulo de Sócrates, do qual herdou a ideia de que a filosofia deve ser aplicada às vidas humanas. Durante a juventude, Platão teve contato com diversas culturas, viajando para a Itália, Egito e Oriente Médio (Norte da África). De maneira a dar continuidade ao trabalho de Sócrates, Platão reuniu-se com outros discípulos de Platão. Esses estudos deram-lhe uma formação intelectual preciosa, culminando na fundação da Academia em 387 a.C., onde ensinou até sua morte, em 347 a.C. Sua obra é vasta, abrangendo desde diálogos filosóficos até tratados de matemática e ciência. Em 529 d.C., o imperador Justiniano fechou a Academia, na tentativa de eliminar o platonismo da educação.

A Sociedade ideal na República de Platão
A filosofia política de Platão é exposta na "República", uma sociedade ideal dividida em três classes, levando em conta a função de cada indivíduo. A primeira classe pesa as questões relacionadas à sabedoria, enquanto a segunda se preocupa com a coragem e a terceira com a produção e a necessidade material. Platão propõe que a sociedade seja governada pelos filósofos-reis, que detêm o conhecimento e a virtude necessários para liderar de forma justa.

Representação da Alegoria da Caverna
A alegoria da caverna, contida no livro VII da "República", é história "mito da caverna", onde os homens presos em uma caverna veem apenas sombras projetadas na parede. Eles acreditam que essas sombras são a realidade. Quando um deles é libertado e vê o mundo exterior, percebe que suas crenças estavam erradas. O mito revela a importância do conhecimento e da busca pela verdade, mostrando que a percepção humana pode ser enganosa e que apenas os filósofos podem perceber.
Send your questions through the App
Equipe Meu Guru

Do you prefer an expert tutor to solve your activity?

  • Receive your completed work by the deadline
  • Chat with the tutor.
  • 7-day error guarantee