Pode-se dizer que o difusionismo foi um movimento de reação ao evolucionismo do século XIX, que, mesmo afetando a orientação teórica e os procedimentos metodológicos, não rejeitou completamente os conceitos básicos formulados pelos evolucionistas. Os difusionistas tentaram explicar as similitudes e as diferenças entre as culturas particulares, enfatizando o fenômeno de difusão e dos contatos entre os povos. Procurou-se dar aos métodos da Antropologia Cultural mais rigor científico, desenvolvendo várias técnicas de pesquisa de campo, principalmente a observação participante.
HOEBEL, E. A.; FROST, E. L. Antropologia Cultural e Difusionismo. Tradução de Euclides Carneiro da Silva. 6. Ed. São Paulo: Cultrix, 2003.
Sobre os difusionismo Inglês, Alemão-Austríaco e Norte Americano analise as afirmações abaixo:
I. A teoria difusionista inglesa, também chamada heliocêntrica, hiperdifusionista ou “de Manchester”, caracteriza-se pelo dogmatismo e pela atitude anticientífica, tendo desenvolvido ao extremo as ideias da pouca criatividade humana.
II. A característica principal da teoria Alemão-Austríaco é a visão pluralista da origem da cultura, aceitando vários locais de evolução, que deram origem à totalidade dela.
III. A escola difusionista norte-americana, que também teve o nome de historicismo, que focalizou a atenção antropológica para a análise específica da história cultural. Essa teoria se fundamenta na reconstrução histórica da cultura para poder compreendê-la.
IV. A principal contribuição do difusionismo norte-americano reside na noção de “círculos culturais”, entendidos como um conjunto de traços associados a um sentido, podendo ser isolado e identificado na história cultural, na insistência da historicidade do método e dos contatos culturais, primeiro passa para a compreensão do contato das culturas.
É correto afirmar que:
Escolha uma opção:
Somente as questões I e III estão corretas
Somente as questões I e II estão corretas
Todas as afirmativas estão corretas
Todas as afirmativas estão incorretas
Somente a questão IV está incorreta